Notícias
12ª edição do Curso de Doutoramento em Educação Física, Desporto e Saúde
Três palavras e conceitos expressando o sentimento comum nesta Sessão de Abertura da 12ª edição do Doutoramento em Educação Física e Desporto.
O desafio, há doze anos iniciado, de o criar (único Curso de 3º Ciclo com esta designação) e todos os anos abrir – mesmo nos tempos recentes de pandemia -, usualmente esgotando o número clausus, como este ano; o desafio por cada um de vós agora vivido e partilhado, credor de reconhecimento e renovado compromisso. O sucesso de qualquer curso, em especial no Doutoramento, aos estudantes se deve.
O conhecimento e insaciável vontade de mais saber, que a todos convoca e responsabiliza; a capacidade de fazer a pergunta pertinente e procurar resposta.
O prazer autêntico vivido na busca ou ocasional encontro de ideias e projectos, descoberta de novas formulações e contradições, convicções e incertezas. Assumir e combater a ignorância, aceitar o erro potencial nas mais fortes convicções, reconhecer e evitar o "viés cognitivo" e fazê-lo com determinação e prazer parece constituir "o caminho da virtude" por Camões exaltado e, hoje, por nós assumido e prontos a trilhar.
Com humildade e ambição saibamos procurar e, eventualmente, encontrar novas relações ou, simplesmente, aprofundar a dúvida; questionar falsas novidades, apesar de comuns ou em moda; combater todo o tipo de mistificação que tantos danos tem causado à nossa área científica e profissional; com o mesmo vigor, recusar o isolamento ou o seguidismo acrítico; fundamentar e exigir fundamentação, reconhecendo o significado e ensinamentos da experiência e da história.
Estudo, reflexão e uma certa solidão acompanhada serão parceiros neste caminho agora iniciado; a capacidade de autonomia científica - seja lá o que isso for, como diria António Lobo Antunes -, legalmente instituída como critério essencial de êxito no Doutoramento, será permanentemente estimulada.
A reconhecida competência e incomum disponibilidade da Direcção e Coordenação do Curso – Professores Francisco Carreiro da Costa e António Palmeira -, uma vasta, diversa e qualificada Equipa docente e um Secretariado de inexcedível dedicação e capacidade – Dra. Susana Cordeiro – serão companhia e fonte inspiradora de uma caminhada feliz.
Bem vindos e... boa Viagem!
- Prof. Doutor Jorge Proença
-
Diretor da Faculdade de Educação Física e Desporto