Professor Paulo Cunha


Em julho de 1994 recebo, surpreendido – até porque não nos conhecíamos pessoalmente –, o convite do Professor Doutor Jorge Proença para integrar o quadro de docentes do curso de Educação Física e Desporto do então ISMAG.

Fui assim professor de todos os anos de licenciatura desde a sua formação.

Nos primeiros anos, apesar das dificuldades infraestruturais, recordo, saudoso (e ainda sensibilizado), o reconhecimento dos estudantes que “impuseram” a criação da Opção de Natação, que frequentaram com notórios empenho e ambição.

Daí para cá, várias foram as disciplinas que lecionei nas licenciaturas, mestrados e pós-graduações, sempre com um espírito de partilha de conhecimento científico, mas, sobretudo, de transmissão de princípios deontológicos inerentes às profissões de Professor e Treinador, alicerçados numa relação de lealdade, frontalidade e respeito.

Num momento terminal do meu Doutoramento, nesta minha Faculdade, fechar-se-á um círculo que abrangeu todas as fases (algumas por ordem inversa ao habitual), mas onde muitos – Direção, Docentes e Estudantes – contribuíram de modo decisivo para a minha realização profissional.

A todos estes, um enorme BEM HAJAM.